Voltar

Notícias

Escritórios de advocacia precisam de planejamento e gestão

03 de fevereiro de 2017

Escritórios de advocacia precisam de planejamento e gestão

Gerir um escritório de advocacia e mantê-lo em crescimento é uma atividade desafiadora e, por isso, manter se atualizado sobre as tendências e técnicas é imprescindível. Atualmente, segundo o consultor Flávio Paim Rodrigues, existe 1 milhão de advogados no Brasil, e destes,  76 mil no RS, de acordo com dados da OAB, o que significa que,  planejar estrategicamente  pode ser decisivo para o futuro do negócio. Contudo, o desafio é traduzir estratégia em ação.

O workshop Advocacia em Ação: Gestão e Estratégia promovido pela Flávio Paim Consultoria Independente apresenta elementos importantes para o desenvolvimento de negócios jurídicos, focando na gestão e na construção de estratégias adequadas de crescimento. Mais de 40 profissionais participaram da sua primeira edição na noite da última terça-feira, 31 de janeiro realizada no Hotel Villa Vergueiro. “O escritório de advocacia é um negócio, uma prestação de serviços e o advogado é um empreendedor, mas só empreender não basta, é preciso planejamento e gestão. Isso oportunizará a ampliação da visão de futuro, estabelecerá a direção a seguir, para se proteger das ameaças ou começar, continuar ou voltar a crescer”, ressalta. Paim salienta que hoje menos de 10% das estratégias formuladas são eficientemente executadas, na maioria das vezes porque a execução não foi de acordo com a meta planejada. Durante o workshop o consultor ainda demonstrou de que forma, por exemplo, calcular o quanto vale o seu tempo, e entender a importância do controle das finanças, mesmo em um escritório de pequeno porte. “Estima-se que hoje apenas 40% das pessoas ocupam-se de coisas e atividades importantes durante a sua jornada de trabalho enquanto o restante é dedicado para coisas e atividades irrelevantes. São pequenas ações que podem fazer a diferença e destacar aquela empresa como de sucesso ou não”, diz. Outra ferramenta importante é a utilização do marketing pensando em seus pilares: produto, preço, praça, promoção, pessoas e processos. Ao final, todos os alunos participaram de uma atividade prática. O workshop foi conduzido pelo administrador Flavio Paim Rodrigues, profissional com mais de dez anos de experiência na Gestão de Escritórios de Advocacia, atuando como Consultor em empresas jurídicas de diversos estados brasileiros.