Voltar

Notícias

Concerto relembra costumes e músicas de antepassados

04 de dezembro de 2017

Concerto relembra costumes e músicas de antepassados

A noite da última sexta-feira (01) emocionou e provocou uma viagem no tempo para diversos espectadores que acompanhavam o espetáculo Ricordi D´Itália in Concerto – Terza Edizione no Teatro do Sesc. Muitas pessoas alegaram reviver os costumes e as músicas cantaroladas pelos seus avós enquanto ouviam o coral que apresentavam músicas folclóricas e populares italianas. Em sua terceira edição, o recital é organizado pelo coral como uma forma de relembrar e comemorar a cultura trazido pelos antepassados. 

Entre as músicas apresentadas estavam Al Di Lá, Lá Domencia, Lá Vita é bella, Io Che Amo Solo Te, Che Sará, Il Mondo,  Torneró e Alelluia, além de um Pout Pourri de Músicas Populares. O coro é formado por voluntários de diversas áreas e regidos pelos maestros Maria Teresinha Fortes Braz e Davi Reginatto, acompanhados pelos músicos, Márcia Oltramari, ao piano e Miguel Pereira, na gaita. Neste espetáculo contou com as participações especiais de Patrick Sampaio, ao violão, Giuliano Sanderi, no saxofone e clarinete, e Keli Aparecida da Silva, ao violino. 
A presidente do Coral, Glaci Bortolini, relembra que o objetivo do grupo é resgatar, cultivar e difundir as tradições italianas, as canções e costumes trazidos pelos imigrantes e transmitir às novas gerações. “Foi uma noite de muito encanto e magia. Muitos nos contaram terem se emocionado ouvindo as músicas que os remetiam à maravilhosas recordações. Ficamos felizes em poder compartilhar com todos estes momentos de nostalgia e relembrar de nossos antepassados”, disse ao agradecer a participação dos espectadores e também o apoio de todos os patrocinadores. 

O Coral 
O Coral Ricordi D’Itália é uma entidade cultural sem fins lucrativos com sede em Passo Fundo. Foi fundado em 1975 pelo maestro Carino Corso, que permaneceu atuante até sua morte aos 86 anos, em 2003.  Porém, foi em 1990 que o grupo adquiriu personalidade jurídica, quando foi elaborado o estatuto da entidade. Possui um long play e três CDs gravados, além de um livro com 150 músicas folclóricas, populares, eruditas e religiosas. Realiza diversas apresentações anuais na cidade, região e em municípios do RS e SC e participa de concursos musicais. Conquistou, nestes anos, inúmeros prêmios importantes, destacando-se em 2009, o Prêmio “Vitor Mateus Teixeira”, como Intérprete De Música Ítalo – Riograndense, concedido pela Assembleia Legislativa do RS. Acesse suas redes sociais e acompanhe o trabalho do coral.