Voltar

Notícias

Porque consumir água filtrada ao invés da engarrafada?

17 de janeiro de 2018

Porque consumir água filtrada ao invés da engarrafada?

Sabemos que o consumo de água é imprescindível e que é necessário garantir a qualidade do líquido para manter a boa performance do corpo. Assim, nada mais simples e fácil do que comprar água envasada em garrafas ou galões em um supermercado, loja de conveniência, bar ou restaurante. Parece absolutamente inofensivo, porém, os impactos do produto engarrafado na sua saúde, no meio ambiente e no seu bolso são grandes e complexos. 

O proprietário da Acqua Flex, distribuidora dos Purificadores Europa, Adriano Adílio Damin, ressalta que muitos acham que essa água é mais saudável só porque vem de uma ótima fonte, porém, isso não é totalmente verdade. A água mineral é enriquecida de sais minerais como cálcio e sódio, o que pode aumentar as chances de ter doenças relacionadas ao consumo em excesso, como por exemplo, pressão alta e insuficiência e hipertensão renal. 
Outro problema, de acordo com Damin, é que a água envasada em garrafas ou galões não pode ser exposta ao sol, porque perde as propriedades saudáveis ganhando substâncias que prejudicam nosso organismo e nossa saúde. “Não sabemos como ela foi transportada ou acondicionada, se ficou exposta ao sol ou não. É importante ter certeza destas situações para consumir o líquido”, destacou.
Além disso, muitas pessoas não percebem que ao consumir água engarrafada podem estar prejudicando o meio ambiente. Por exemplo, para se fabricar uma garrafa plástica descartável o gasto de água é maior do que a quantidade contida na garrafa. Além disso, são utilizados cerca de 2,7 milhões de toneladas de plásticos por ano para engarrafar água, sendo que a matéria-prima do plástico é derivada do petróleo, e, o mais grave é que o plástico das garrafas demora entre 400 e 1000 anos para se decompor. Agregado a tudo isso, vem o descarte após o consumo: 80% das garrafas acabam em aterros sanitários, córregos, riachos, agredindo desta fora o meio ambiente.
Levando em conta estas situações, muitas organizações estão incentivando o consumo de água filtrada no lugar das garrafinhas. Nestes casos, a água purificada ou filtrada é a solução ideal, econômica e prática para adquirir água pura e saudável no nosso dia a dia. Existem diversas marcas de purificadores, que deixam a água da torneira sem odores, sem cloro, eliminando partículas de metais que contaminam a água e com o melhor custo benefício. Há ainda aparelhos que já deixam a água gelada, facilitando o consumo. Porém, conforme Damin, é importante sempre trocar o refil compatível periodicamente de acordo com o consumo d’água, para assim manter a qualidade da mesma. “Cada aparelho tem as suas especificidades com relação ao tempo de troca do refil, por isso, é preciso ficar atento, e principalmente, só procurar por aqueles da mesma marca que garantem a qualidade do produto consumido”, ressaltou.