Voltar

Notícias

Você confia na qualidade da água que você bebe?

28 de março de 2018

Você confia na qualidade da água que você bebe?

A pergunta pode ser assustadora no início, mas é imprescindível que a população fique atenta a qualidade da água que está consumindo.  Sabe-se que água recebida nas casas é tratada pela concessionária e é potável, mas não custa redobrar os cuidados na hora do consumo. Além disso, o perigo não está apenas na água da torneira. O líquido que bebemos todos os dias de galões, filtros e até mesmo do purificador pode conter vírus ou bactérias, mesmo estando aparentemente limpa ou sem gosto.

O consultor Adriano Damin, da empresa Acqua Flex, que é distribuidora autorizada os Purificadores Europa para Passo Fundo e Canoas e regiões adjacentes, listou alguns cuidados fundamentais para evitar problemas de saúde ocasionados pela ingestão de água contaminada.
 
1) Adquira um purificador
Sabe-se que a água está tratada ao sair da concessionária, porém, ao chegar em sua residência, ela já passou por encanamentos ou caixa d´água que nem sempre estão limpos adequadamente. Assim, por ser um elemento essencial ao funcionamento de nosso organismo, é fundamental que ela esteja sempre livre destes microrganismos, garantindo desta forma a saúde de toda a família. Atualmente, existem no mercado produtos que garantem uma bebida bem mais saudável: o purificador ou filtro de água. Eles reduzem a quantidade de cloro e retém partículas e microrganismos através dos diversos sistemas de filtragem.
 
2) Limpeza dos purificadores
Para quem já tem o purificador de água em casa, é importante lembrar que o filtro precisa ser trocado. O consumidor deve respeitar o prazo de validade indicado por cada fabricante para impedir a contaminação da água que está sendo consumida. De nada adianta ter o purificador e não fazer a manutenção correta contaminando assim o líquido.

3) Cuidados com filtros de barro
Ele ainda é muito utilizado, porém, remove somente pequenas sujeiras presentes na água potável, não removendo microrganismos que podem causar algumas doenças. Se você costuma utilizar esse tipo de filtro, vale ficar atento à qualidade da água que está sendo filtrada.


4) Água Fervida deve ser consumida imediatamente
Há quem prefira ferver a água, porém, ao passar por este processo o líquido tem que ser consumido imediatamente, porque ao ser acondicionada ela pode ser contaminada. Portanto, se necessitar fazer este processo lembre-se que deve ser feito no momento do consumo.