Voltar

Notícias

Coral Ricordi D´Itália leva cultura italiana para cidades gaúchas

22 de maio de 2018

Coral Ricordi D´Itália leva cultura italiana para cidades gaúchas

O Coral passo-fundense Ricordi D´Itália participou na última semana de dois eventos italianos importantes no Estado. A fim de resgatar, cultivar e difundir as tradições italianas, as canções e costumes trazidos pelos imigrantes e transmitir às novas gerações, o coral visitou Machadinho e Protásio Alves.
No primeiro deles eles participaram da programação do 2º Filó no Termas Park Hotel Machadinho, no qual durante todo o mês de maio é desenvolvida uma programação específica para comemorar o mês do filó, uma festa tradicional que reúne gerações para troca de experiências de todos os tipos, seja gastronômica, cultural, musical, ou tantas outras. Esta é a segunda edição do evento que conta com jantares, shows, torneios de quatrilho e truco, apresentações artísticas, passeios de carroça entre outras ações, a fim de relembrar os costumes italianos. Além da apresentação, o coral ainda brindou os presentes, distribuindo flores para as damas e homenageando às mães, oferecendo um mimo à mãe mais idosa e à mais jovem.
O segundo encontro com a participação do coral foi a participação em Protásio Alves no 42º Festival da Canção Popular Italiana, considerado o festival mais antigo do Estado no gênero. O evento é uma promoção do Coral Ecco Dei Monti, em parceria com a Administração Municipal e acontece todo o ano na Igreja Nossa Srª do Rosário. Logo depois os corais participaram do e 2º Mangiare Della Colônia um jantar-baile destinado a resgatar a gastronomia italiana.
De acordo com a presidente do Coral, Glaci Bortolini, as duas apresentações foram extremamente gratificantes e emocionantes tanto para quem assistia quanto para o coro. “Os salões estavam lotados. Fomos muito aplaudidos e elogiados por quem nos assistiu nos dois eventos. É muito importante verificar que existem muitas pessoas dedicadas a resgatar as origens da colonização italiana, a qual tem muita influência em nossa região. Esse é o nosso trabalho e vemos que temos mais parceiros imbuídos neste objetivo, porque acreditamos que não podemos esquecer todo o esforço e dedicação de nossos antepassados, bem como a alegria e união deles”, ressaltou.

 

O Coral
O Coral Ricordi D’Itália é uma entidade cultural sem fins lucrativos com sede em Passo Fundo. Foi fundado em 1975 pelo maestro Carino Corso, que permaneceu atuante até sua morte aos 86 anos, em 2003.  Porém, foi em 1990 que o grupo adquiriu personalidade jurídica, quando foi elaborado o estatuto da entidade. Possui um long play e três CDs gravados, além de um livro com 150 músicas folclóricas, populares, eruditas e religiosas. Realiza diversas apresentações anuais na cidade, região e em municípios do RS e SC e participa de concursos musicais. Conquistou, nestes anos, inúmeros prêmios importantes, destacando-se em 2009, o Prêmio “Vitor Mateus Teixeira”, como Intérprete De Música Ítalo – Riograndense, concedido pela Assembleia Legislativa do RS. Acesse suas redes sociais e acompanhe o trabalho do coral.